Na hora das compras é preciso paciência

Optar por fugir do padrão de beleza estipulado como o “normal” pelo mundo da moda, e endossado pela mídia, requer cuidados, uma dose de criatividade e… muita paciência. Não é fácil manter o guarda-roupa em dia e é praticamente impossível amar todas as peças que você tem dentro dele. Sempre tem uma blusinha que poderia ser mais comprida, uma calça que deveria ser mais larga, um vestido que poderia ser um pouco mais curto…

Essa dificuldade não é exclusiva das gordinhas. Não é de hoje que ouvimos reclamações de mulheres muito altas, muito baixas ou muito magras. E mesmo as que se enquadram totalmente nos padrões muitas vezes reclamam: “Eu não tenho nada para vestir!”. No caso das gordinhas, encontrar peças ideais para o corpo, e que casem com a personalidade e o gosto pessoal, é um desafio, senão um drama! Então decidi contar como costuma ser o meu dia de compras, citando lojas e descrevendo peças à venda na cidade de São Paulo, onde eu nasci e moro até hoje.

Uma vida sem grifes

Na minha primeira ida ao shopping após me assumir como gordinha, cheguei à conclusão de que teria que abdicar de “lojas de etiqueta” como M.Officer, Operarock, Ellus, Diesel, Colcci e Zara, já que em geral tais grifes não trabalham com manequins superiores ao 44. Uma peça ou outra você até encontra no manequim 46, mas, em geral, lojas mais populares estão mais próximas da realidade e vestem grande parte das pessoas acima do peso no Brasil, que, segundo dados de 2004 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), totalizam 39 milhões.

Meu manequim é 46/8. No shopping, eu encontro o manequim 46 na C&A, que está com peças lindas e modernas até o dia 30 de abril, resultado da parceria criada com a grife carioca Espaço Fashion. Na semana passada, comprei uma calça bem justinha, que agora laceou e está uma delícia. Ela é levemente afunilada, tem lavagem mais clara atrás e na frente, com puídos (um termo usado na moda para definir pequenos rasgos) na região das coxas. Os bolsos, feitos com pedaços de jeans de diferentes tonalidades, têm aplicações de tachas.

Detalhe do bolso da calça; Eu, com a mesma calça da coleção Espaço Fashion da C&A (R$ 99) e blusa de uma lojinha do bairro da Lapa (R$ 25) (Foto: Marjorie Yamaguti)

Ainda em lojas de shopping, fico à vontade naquelas que são exclusivamente destinadas ao público GG, como Program, que veste até o 54 e está no Shopping Tatuapé e no Internacional de Guarulhos, entre outros.

A Eveíza oferece peças modernas, mas em São Paulo – no Shopping Mega Polo – só trabalha com atacado. Em Fortaleza (CE), as lojas da Eveíza no Shopping Iguatemi e Jardins Open Mall vendem no varejo.

Na rua, a melhor opção é o Brás. Minha amiga Simone Fiuza, que tem 1,70 kg, 96 kg, também atua no mercado como modelo Plus Size e aparece sempre muito bem vestida em programas de TV e seleções de castings, confirma: “Adoro comprar roupas em lugares populares no Brás e na rua José Paulino, na região do Bom Retiro. Garimpo muito até encontrar peças descoladas com preços acessíveis para o meu manequim, 48. Gosto de usar shorts e saias, que geralmente encontro na Cambos Jeans, acessível apenas para atacado”, conta.

Simone Fiuza veste colete Kauê (R$ 115), camiseta Kauê (R$ 74) e shorts Cambos Jeans (R$ 25) (Foto: Arquivo Pessoal e Carla Manso)

A Palank Fashion tem mais de 10 unidades espalhadas pela cidade de São Paulo e, embora seja um pouco mais cara, oferece peças do tamanho 46 ao 56. Vale a pena ter uma peça ou outra para ocasiões especiais, porque os modelos são lindos e modernos.

Em Brasília também tem uma grife especializada em tamanhos Plus Size, mas que eu ainda não tive a oportunidade de conhecer: “As gordinhas estão convidadas a virem à Maria Fofa, a loja que criei em Brasília, minha cidade, já que as mais cheinhas tinham dificuldades em encontrar roupas”, disse Silvania Pintor, leitora do FATshion, entre os comentários do post de estreia do blog.

Por hoje é só… Mais sobre esse assunto nos próximos posts. Dicas de onde encontrar roupas para tamanhos grandes são bem-vindas!

Sobre blogfatshion

Modelo Plus Size, empresária e dona de um amor próprio que não tem tamanho, Carla Manso une o útil ao agradável ao escrever sobre moda para quem sonha em ser exatamente o que é.
Esta entrada foi publicada em Moda, Personal stylist. ligação permanente.

51 respostas a Na hora das compras é preciso paciência

  1. Alessandra Linder diz:

    AMei o post… e o colete da Fiuza é lindoooo eu ja qro um.
    Bjs

  2. Vanessa diz:

    Adorei!!!! esta me ajudando a me olhar com outros olhos pois tenho um filho de 1 ano e 6meses a ate agora nao consegui me olhar no espelho pois nao consigo emagrecer o que eu engordei na gravidez tenho 1,63 e 78 kg mas vendo seus depoimentos vejo que nao sou a unica a me sentir assim as vezes me sinto uma baleia e minha auto estima esta muito baixa sou casada e meu marido diz que sou encanada e que ele me acha linda…bju

  3. Thuane diz:

    Oi Carla, gosto me identifico com muitas das situações contadas por você. Sou de Salvador, tenho 20 anos e também ja sou mamae e estou fazendo faculdade de Direito. Queria pedir que você falasse mais da carreira de modelo Plus Size, como vc foi descoberta, em que lugares vcs se apresentam, etc. Me interessei bastante por esse mundo e gostaria de um post que fosse mais exclusivo com esse assunto, se possível.
    Bjo grande Flôr.

  4. Milene Pretti diz:

    Leio todas as noticias sobre plus size, como demorou pra descobrirem este publico. Será que so magra usa moda compra roupa.
    De tanto ir comprar pra mim e minhas irmãs (todas somos plus size)no Bom Retiro e Bras, ha 2 anos abri loja na minha cidade de tamanhos grandes.No começo so trazia tamanhos g2 g3 g4, como o tempo percebi outro publico que é o de senhoras e jovens senhoras que nao querem cós baixo,blusas curtas e vestem tamanhos menores, e gostam de modinha, hoje minha loja ta indo muito bem, creio que é porque tenho roupas diferenciadas na numeraçaoe as maioria das lojas trabalha com modinha pra mocinhas magras e esqueceram que gordinha gosta de moda , terceira idade gosta de moda.
    Lembro que ate alguns anos atras eu so usava roupa mandada fazer e calças de helanca porque nao servia calças jeans e quando servia era um jeans que incomodava prendia as pernas no andar hoje nao os jeans sao fininhos macios gostosos de usar e mesmo na numeraçao grande tem modelos lindos.
    É demorou mas descobriram este mercado plus size,ainda bem pra nos gordinhas

  5. Lindalino diz:

    estou amando tudo q vc escreve continue princ.fotos bjos.

  6. carlamanso diz:

    gostaria que tivesse mais fotos com modelos plus size,sou uma gordinha e gosto de ver pessoas assim bem vestidas bjos.

  7. Regina diz:

    Adoro suas dicas.
    Quanto a compra de roupas, tenho um grande problema.
    Sou secretária e tenho dificuldades em encontrar terninhos que tenham bom corte e com um bom preço. Você teria alguma dica ?
    Parabéns pelo trabalho

  8. Jussara diz:

    Ótimas dicas….

  9. Lilian diz:

    Adoro o que vc escreve, faço Direito e tenho muita dificuldade em achar roupas socias.tipo camisa, e terninho……….se puder passar unas dicas de loja em Sao Paulo e BH agradeço. bjo

  10. marcelo diz:

    Carla, você é espetacular !!!! Linda !

  11. Ana Maria diz:

    Tenho gostado muito das matérias Plus size. Nunca fui magra prá você ter uma idéia desde os 11 meses de idade já entrei na dieta (o pediatra disse a minha mãe que cortasse o açúcar da alimentação). Então, obrigada pelas dicas:) adorei a indicação da Maria Fofa, pois moro em Brasília.

  12. Dannye diz:

    Sensacional… Escreve demais!!!

  13. Renata diz:

    Adoro seus posts, vou complementar com uma loja que adoro, não é das mais em conta, mas as peças são excelentes vai até o manequim 52. Compro sempre na do shopping ABC mas tem outlet em moema. Beluga tricot
    http://www.belugatricot.com.br

  14. Bruno diz:

    Viva as gordinhas ….

    ADORO elas.

  15. gisele diz:

    Ola querida valeu pelo toque…. bjão

  16. Ligia Nejaime de Iglesias diz:

    O importante mesmo é a modelagem p/ as + gordinhas, né… ainda estou comprando nos lojas de tam regulares… até qdo??? estou em “fase de crescimento” p/ os lados… e assim a vida caminha… problemas??? acho q não!!! sou consumidora e aposto nisso!!! bjs

  17. Calita diz:

    Adorei o blog! Era o que estava faltando. A loja Maria Fofa de Brasília é linda, roupas chiques e bonitas mas só dá para comprar na liquidação mesmo.

  18. Adriana Santos diz:

    Há lojas como Riachuelo e Renner que vc também encontra jeans tamanhos grandes. Minha irmã que é alta sempre encontra calças grandes na Riachuelo.

  19. Viviane Barros diz:

    Oi adoro ler a sua coluna, sou gordinha e bem resolvida uma boa dica para comprar roupar é as lojas mariza, muito bom.
    bjs

  20. Juliano diz:

    Bah me apaixonei por ti…Tu é linda guria. Belo blog! Sucessos…beijão!!!

  21. REBECA diz:

    Nossa seu site virou meu novo vicio… Eu uso 42/44 e o que mais me encomoda são os culotes + agora como eu estou com 19 anos tô tentando nem ligar mais para o que as pessoas falam. O negocio é me sentir bem e pronto e estar feliz não é ?

  22. Camila diz:

    Adoro seu blog, leio sempre!!! Tenho 1,70 e 78 kg, mas tenho bumbum grande e coxas grossas.

    Adoro as calças da Marfinno que vende na RENNER, sempre tem tamanhos 46 e 48 disponíveis. Outro dia achei uma calça preta tipo social por 19,90!!! Comprei logo 2!

    Beijo grande, vc arrasa!!!

  23. Cristiana diz:

    Olá, adorei as dicas e deixo aqui as minhas: gosto muito da
    Maria Valentina e da Equus, que apesar dos preços um pouco mais altos, tem numeração, vestem muito bem, são gostosas de usar e modernas. Quando as peças estão em promoção faço a festa! Uso manequim 44/46 mas sei que tem numeração 48. Bjos!

  24. Rafaele diz:

    Oi adorei o blog, está de parabéns!
    Também sou plus size e também tenho bastante dificuldade de encontrar peças legais, sou jovem e não gosto daquelas peças caretíssimas que se encontra em algumas lojas do ramo…uma dica minha é a marca Rubinella (http://www.rubinella.com.br/) é bem interessante e todas as peças da loja vão até o tam.50 . O preço é meio salgado, mas as roupas são muito bonitas e tem um bom acabamento, é perfeita se a mulher for mais clássica, mas tem umas peças ótimas de apelo mais fashion. No site pode-se conferir os endereços das lojas.
    bom era isso!
    um beijo!

  25. Daisy diz:

    Muito legal seu blog.Ja tempo das mulheres renascentistas terem um guarda roupa a altura.
    Vivo em Londres onde esse problema e menor, mas ainda existe.
    Beijo e continue

  26. Nilzely diz:

    Parabens pela sua materia, realmente a gente fica irritada ao ir as compras pois nas lojas só tem tamanhos P. É um absurdo não podermos escolher roupas bacanas, as vezes vc se obriga comprar algo q não gosta mas prescisa da roupa.

    Bjs

  27. jose carlos diz:

    gostei da matéria com as dicas de compras….agora já sei onde vestir a minha fofinha!
    bjs,

  28. Eu gosto das calças!

  29. Sara Luciane diz:

    Valeu, Carla. Acompanho todas as colunas e estou adorando. Meu manequim, por enquanto, 42. Casada há 2 anos, antes de casar era 38. Não tenho filhos, tenho 22 anos. Nunca fui magrinha, amo meu esposo, mas acho que ele prefere as magrinhas… Sou evangélica e penso que o mundo da moda plus size também deveria investir neste campo, pois todas as lojas que procuro roupas para o meu tamanho, só acho roupas “cafonas”. Sou jovem. Não acredito que tenho que me portar como uma pessoa de 50 anos e nem me vestir como uma. Outro porém é o tamanho dos meus seios, que fogem ao normal. Uso sutiã 48. Porque será que não consigo achar um modelo bonito pra mim, com bojo, colorido, com aplicação de strass. só aquelas coisas horrorosas, disformes e cor de pele que eu detesto….
    Fica a dica…
    Mais uma vez obrigada por postar essas notícias e saiba que é muito linda. Tchau

  30. João Paulo diz:

    Vale uma dica. Minha Ex- também era gordinha e fazia das suas para vestir as roupas que ela gostava. Segundo ela, você podia comprar uma roupa manequim 44 e transformá-la 46 ou 48, dependendo do tecido (jens principalmente) com uma costureira e geralmente não é caro.

  31. ju martins diz:

    Pior é quando as lojas acham que por ser pra gordinha, precisa parecer com velha! Continuo adorando seus posts. beijosssssssss

  32. adriana diz:

    acho que a palank porderia ser mais moderninha…tem muita coisa bacana, eu compro lá. but….tem umas blusas meio de velha…um saco isso

  33. noelia diz:

    adorei suas dicas e as lojas do Brasil tem que olhar com carinho para as mulheres que usam GG. Sou gordinha e muito feliz e com saúde! continue dando dicas de modas ! pois existem locais no Brasil que a moda GG é limitada a roupas sem graça.

  34. Liliane diz:

    Estou adorando seu blog. Está me ajudando muito a me sentir mais bonita e confiante. Adorei esse post e percebi que você não mencionou o Rio. Tenho muita dificuldade de encontrar roupas plus size nas lojas do RJ, mesmo as mais populares como C&A, Renner e Leader que, quando tem, poucas são descoladas e a maioria das roupas tem cara de “senhora”. Se puder me dar algumas dicas, vou adorar.
    Beijos.

  35. Liliane diz:

    Ah, e porque as calças jeans maiores que 44 tem que ter aqueles bolsos todos cheios de brilhos? A maioria das calças tamanho grande, em lojas mais populares, enchem os bolsos de detalhes.

  36. Marina diz:

    kkkkkkkkk
    estou vivendo esse dilema essa semana… comprar um calça jeans! Eu tenho q acordar um dia com paciência, e sair p comprá-la. Minha irmã já sabe q tem q ter paciência p ir cmg, e analisar tds os defeitos das calças. Além de ser difícil, eu sou mt exigente. Aqui no nordeste não vejo mt peça tamanho grande nessas lojas populares (Renner, Mariza…) a C&A realmente tem mais opções. Não conheço nenhuma loja específica com numeração grande. Tem algumas aqui, mas é a velha história, só tenho 20 anos, e usando essas roupas dessa lojas tido p gordinhos, pareço ter mais de 50! 😛

    Loja específica não tenho, mas tenho umas marcas que são até acessíveis: CROCKER E BALCKJEANS. Tem opções de cintura mais altas, tamanhos grandes. Saiu garimpando nas lojas para achar. Algumas lojas têm o meu contato, e já sabem, quando chegam dessas marcas lá, elas ligam p mim. Isso facilita um pouco minha procura. Até na hora de procurar, como agora, eu não tenho mais paciência de entrar e provar, já vou nas lojas q eu sei q tem.

    Acho mais fácil achar em boutiques, essas lojas de galerias, que geralmente são as donas q atendem, pq elas sabem as necessidades das clientes, e são elas q fazem as comprar. Ai rola novamente aquele lance de deixar o contato. As calças às vezes são até razoáveis, entre R$70 e R$80. Mas tem q ter paciência, realmente.

    p.s.: só p reafirmar, adoro seu blog. =*

  37. alexandra diz:

    oi. gostaria de saber porque é tão dificil comprar calças jeans para quem tem mais de 1,90 de altura. parece que só sabem fazer calças pra quem tem menos de 1,70 de altura. as alças ficam na canela e ficam horriveis. gosto de calças que vao até o pémesmo. nao consigo encontrar, até uma loja em sao paulo que costumava comprar nao vende mais. estou perdida. se puder me ajudar, eu moro em bh. obrigada

  38. Larissa Silva diz:

    Adorei o post, a marca Eveíza eu não conhecia muito bacana roupas lindas.
    Uma marca que eu adoro comprar que tem peças super modernas é a LOKUKA, antes ela só trabalhava com tamanhos p,m,g agora que criou a LINHA SIZE para tamanhos especiais, vale a pena conferir.

  39. Tatiane diz:

    Realmente conhecer lugares com diversidades para roupas sempre é bom. Vocês viram a agência de modelos Ford, esta lançando um novo trabalho , assim abrindo espaço para as modelos plus size. Um estilo de modelo bem conhecido já por nós, que foi intitulado o departamento das modelos plus size, como Ford +.

  40. Rita diz:

    Na rua josé paulino tem uma loja que veste muito bem. Pena que tem um pouco de brilho nos bolsos das calças. Eu visto 46, mas nesta loja, eu uso 44. Tem calça de comprimento normal e cigarrete. Tem cintura de diversas alturas. Eu gosto bastante. o nome da loja é loony. Eles tem catalogos.

  41. adriana garcia diz:

    Oi garota!
    Parabéns pelo blog…eu só conheci hoje.
    Você é muito linda..
    Eu vivo frustrada com o meu corpo (meço 1.64 e peso 69) e agora percebo que tb sou linda, mesmo sem ser magérrima.
    Continuarei te acompanhando.
    Beijos e parabéns mais uma vez!!!

  42. Márcio diz:

    Vc é linda me apaixonei .

  43. Alenir diz:

    Suas reportagens são excelente. Parabéns.
    Gostaria, se possível, de receber o enderaço da loja Maria Fofa, em Brasília.
    Bjs

  44. Junior diz:

    Nós homens temos o mesmo problema. Calças, camisas e bermudas em pouquíssimas lojas, e quando acho compro muito…

  45. Priscila diz:

    Oi Carla!
    Conheci o seu blog hj e gostei muito.
    Uso manequim 54 e não consigo encontrar pijamas do meu tamanho.
    Vc tem alguma sugestão?

  46. paty diz:

    vc é maravilhosa! me encontrei perfeitamente na sua história de peso… nossa muita semelhança!só que eu era magra até os 15 anos, bom magra assim como vc com 16 anos na foto, eu via minha saboneteira sabe, hoje nem vejo isso em mim faz uns anos…eu era zuada na escola com certeza, na faculdade me encontrei assim como vc… n tinha gente se achando e me botando pra baixo…daí várias pessoas me achavam bonita, daí engordei…hoje estou com 24 anos e vario entre 103-108kg… tenho um namorado estamos juntos faz 4 anos e ele nunca me julgou e sempre me acha linda…daí fico nesse muro…tem horas que me acho horrivel e não quero sair pra nenhum lugar… aí não sei o que fazer… meu manequim é 48-52, sou estilista e consultora de moda dá pra acreditar? mas enfim como conheço nosso mercado do vestuário, não temos padrões de numeração definidos! varia muito de confecção pra confecção, marca, cada um faz seu “padrão” e tem isso que vemos hoje, vejo calças 46 que parecem 42 sinceramente! bom é isso muita felicidade pra vc Carla adorei seu blog!

    bjs.

  47. Sheila diz:

    Loja no Bom retiro de calça social – Charming
    Loja no Bras de modelos GG – Julia Modas

  48. Sabrina Candido diz:

    Oi Carla,

    parabéns pelo blog, está incrível!

    Estou indo pra NY e sei que lá temos mais opções de roupas. Você tem alguma dica de loja legal para plus size lá? Principalmente de lingerie!!!

    beijos!

  49. Fernanda diz:

    Oi,
    Adorei o blog. Fiquei conhecendo através da indicação do Chic, da Gloria Kalil.
    Eu trabalho com vestidos de noiva e de festa com vendas pela internet, de todos os tamanhos.
    Se não tiver no blog um modelo que a pessoa goste, encontramos por encomenda:
    http://fernandaquandt.blogspot.com/search/label/tamanhos%20grandes
    Aí estão os tamanhos grandes, a partir do 46.

    Espero que gostem.
    Um abraço,
    Fernanda.

  50. patricia ventura diz:

    adorei o blog, pois tenho 33 anos e estou entrando no meu estado gordo ,acredita?pois com o seu blog me motivou muito sou eternamente grata pois agora não tenho mais vergonha de sair de casa. pois ainda tenho vergonha pois sempre fui magra a poder de remedio só que parei á seis meses todomundo me pergunta se estou gravida,me ajude pois não aguento mais ;obrigada

  51. eloise diz:

    Também tenho uma marca de roupa e fabricamos até o tamanho GG. Nossos clientes comentam que é muito difícil achar tamanhos grandes e com modelagem legal, estilo descolado, mas não desistam meninas, inspirem-se nessas blogueiras lindaaaas que incentivam todas nós e sabem usar a moda a seu favor. E aos poucos as marcas vão acordar para esse mercado maravilhoso que é o plus size e muitas opções de lojas bacanas vão surgir, eu acredito e já comecei com a minha! rsrs…. Pena que também só vendo no atacado, mas manda e-mail que eu passo as lojas que revendem nossa marca.
    Bjão lindas!!!
    Elo zanette
    http://santasaia.blogspot.com

Deixe uma Resposta

