Modelos Plus Size opinam sobre o uso do Photoshop

O mistério sobre as fotos de Crystal Renn para o catálogo do Jean Paul Gautier foi desvendado: era Photoshop! A modelo apareceu bem magrinha na foto de divulgação da grife, causando estranhesa nos que já tinham se convencido de que a anorexia era passado na vida desta modelo que hoje faz grande sucesso como Plus Size.

Depois de dizer, através de sua assessoria, que não estava fazendo dietas, foi divulgada uma nova imagem da modelo, onde ela exibe a linha de camisetas beneficentes da Fashion for Passion. A estreita silhueta não surpreende, mas desta vez ela rebate:

“Quando vi a foto fiquei em silêncio por cinco minutos, estatelada com a boca aberta. Não sei o que fizeram nelas, mas a meu ver elas foram retocadas”, disse Crystal em entrevista à revista Glamour. E ainda reclamou: “Todo mundo retoca fotografia, mas não me faça parecer algo que não sou”.

À esq., frame retirado do making of do ensaio; à dir., após o tratamento de Photoshop (Crédito: Reprodução)

Leia mais: Modelo Crystal Renn se manifesta por conta de sua intensa batalha contra o peso ter voltado a ser assunto de debate

Segundo o fotógrafo responsável, Nicholas Routzen, “a foto foi tirada de cima e com uma lente mais aberta”. “Eu a moldei, mas não fiz nada que não faria a qualquer outra modelo”, explicou-se.

Veja o que pensam as modelos Plus Size sobre o uso do Photoshop:

Bianca Raya

“Eu acho que o Photoshop deve ser usado para corrigir imperfeições, mas não para redesenhar o corpo das modelos gordinhas. Acredito também que Crystal sabia qual ia ser o conceito da campanha e também considero a justificativa do fotógrafo de que as fotos tiradas de cima tendem a diminuir as gordurinhas. Mas, perder a identidade vale a pena?”

Celina Lulai

“Eu acho válido o uso do Photoshop para acentuar nossos pontos fortes e disfarçar aquilo que nos incomoda, como a celulite, mas sou contra o uso exagerado para mudar totalmentente a forma da modelo, como foi usado nesse editorial. Assim como ele é usado nas modelos magras, também é usado nas Plus Size, mas tudo com cautela… Tem muitas meninas magras que são mais afinadas ainda pelo uso do Photoshop a ponto da cabeça ser maior que o proprio diâmetro do corpo…”

Este “antes e depois” do uso do Photoshop circulou na Internet em 2003, quando a atriz Juliana Paes fotografou como garota-propaganda da Antarctica. Mas, como a ferramenta pode tanto melhorar quanto piorar uma imagem, acredita-se que as duas fotos tenham sido mexidas (Crédito: Reprodução)

Simone Fiuza
“Eu achei que o uso do Photoshop foi bastante exagerado nesta foto. Um absurdo! Acho bacana usar esta ferramenta, mas não apra reduzir medidas. Ela é válida para deixar a pele mais bonita, tirando imperfeições como manchas e cicatrizes, por exemplo, mas não para fazer transformações como emagrecer uma modelo. O fotógrafo exagerou demais. Ele está como uma modelo esquelética. Uma Plus Size não vai se identificar com este ensaio.”

Débora Fernandes
“Acho essencial o uso do Photoshop em qualquer foto publicitária. As campanhas vendem sonhos, então é preciso ter uma “perfeição” na imagem. Sendo de uma modelo magra ou uma Plus Size, todas têm uma manchinha, uma cicatriz, e é legal disfarçar. Já no caso da Crystal, realmente a remodelaram toda. Era mais fácil contratar uma top magra do que ficar horas na frente do computador. Poupe a vista e o cachê!”

Alessandra Linder

“Sou contra o exagero do uso do Photoshop. Um retoque para tirar alguma imperfeição – como uma estria exagerada, uma manchinha aqui, outra ali -, até a tudo bem, porque eu mesma uso nas minhas fotos caseiras (risos). Mas aquele exagero de transformar a pele em um “pêssego”, emagrecer e deixar a barriga “chapada”, como muitas que a gente viu, aí já é um abusrdo. Além de prejudicar a imagem da modelo, por não ser uma imagem real, acaba muitas vezes deixando nós mesmas depressivas por sentirmos incapazes de alcançar aquela imagem perfeita da foto. A gente pode saber que não é real, mas não deixa a culpa por não ter aquele corpo.”

Adriana Mattioliy (Soviética)

“Não sou contra o uso do Photoshop, mas na minha opinião ele só deve ser usado para corrigir pequenas imperfeições como espinhas, alguma cicatriz, olheiras… e não para “transformar” as pessoas. Quando utilizado dessa forma, cria padrões irreais e inatingíveis. Imagino a decepção da Crystal Renn ao ver que `como ela é`, não é boa o suficiente para estampar a campanha, porque é isso que a edição exagerada da foto dá a entender e é isso que sentimos todos os dias ao ver as capas das revistas.”

Anúncios

Sobre blogfatshion

Modelo Plus Size, empresária e dona de um amor próprio que não tem tamanho, Carla Manso une o útil ao agradável ao escrever sobre moda para quem sonha em ser exatamente o que é.
Esta entrada foi publicada em Beleza, Noias. ligação permanente.

11 respostas a Modelos Plus Size opinam sobre o uso do Photoshop

  1. Tati Sisti diz:

    “Eu acho que o Photoshop deve ser usado para corrigir imperfeições, mas não para redesenhar o corpo das modelos gordinhas”. Faço das palavras delas as minhas.

  2. Ju diz:

    é o photoshop criando sonhos…. vale usar, sem ser demais…. como tudo na vida!

    beoijossssssssss mano

  3. Renata diz:

    Depois as mulheres correm loucas atrás de cirurgiões plásticos p ficarem perfeitas como essas moças e acabam morrendo nas mesas de cirurgia em busca de um padrão de beleza virtual..discernimento e senso crítico n fazem mal a ninguém!!

  4. Luciana diz:

    ai depois a gente não é bonita…

  5. Luciano Tavares diz:

    Carlinha, você é demais! Muito boa esta matéria! Adorei!!!!

  6. angela diz:

    concordo com a modelo Alessandra Linder. O uso constante do photoshop na publicidade acaba deprimindo as mulheres, já que corpo perfeito não existe

  7. Nana diz:

    Definitivamente PHOTOSHOP e preciso sim em campanhas publicitarias pra ficarem bonitas de se ver no aspecto de parecerem um filme onde td e perfeito,mas as mulheres tem que tirar proveito e extrair o lado positivo…AS DIVAS DA TV E PROPAGANDA…tem pneus,estrias,celulite,espinhas,manchas e afins!!!
    Então isso quer dizer que?!!!
    TODAS SOMOS IGUAIS!!!

  8. sergio diz:

    Mulher original mesmo é a que temos em casa, essa a gente sabe se nos seios tem silicone ou não se nas nadegas tem silicone ou não, agora as outras é um faz de conta.

  9. P. Santos diz:

    Já algum tempo foi criado um mundo do “faz de conta” na midia onde infelizmente agumas pessoas não se dão conta e acabam querendo buscar a todo custo o seu pote de ouro no fim do arco-iris,fico abismado quando aparece na midia : fulana de tal foi fotografada e tem celulite ou esta com barriguinha.
    Já namorei bastante e todas eram humanas e divinas ,não existe ninguem com o corpo perfeito ,só nas revistas e tv onde as imagens podem ser manipuladas e varias pessoas colocam toda a sua frustração no proprio corpo achando que se estiver dentro dos “padrões”tudo lhe será dado e chegará a felicidade plena.
    Acordem….o que importa é quem vc é e só vão te amar se vc amar a sí mesmo!!!

  10. Pingback: Beth Ditto na passarela de Jean Paul Gaultier | FATshion

  11. Pingback: Photoshop transforma modelo “GG” em boneca | FATshion

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s