Lutamos contra o peso na esperança de vencer nosso próprio preconceito

Na última semana, a cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, foi palco de um evento para lá de especial, o Beleza Não Tem Tamanho e Não Tem Idade. E especial por dois motivos:

1) É um evento que chegou para fazer a diferença. Além de contribuir para a autoaceitação de mulheres dispostas a recusar padrões pré-estabelecidos, nos faz encher os olhos e admirar mulheres de mais idade;

2) Foi no Beleza Não Tem Tamanho e Não Tem Idade que a Raquel Correa, de 23 anos, gritou ao mundo: “Tenho orgulho das minhas formas!”, já que naquele dia realizava seu primeiro trabalho como modelo Plus Size.

Com 1,65 m de altura, Raquel varia entre os manequins 48 e 50. “Confesso, já fiz a loucura de tomar inibidor de apetite, mas hoje em dia eu me orgulho de ser como eu sou. A gente tem que parar com essa besteira de que é feia, não tem valor… A gente tem muito valor!”, diz ela, desassociando beleza de boa forma, em entrevista ao FATshion.

Enquanto eu conversava com ela, vi o quanto nossa história se assemelha. Nós lutamos contra o peso, na esperança de vencer nosso próprio preconceito. Descobrimos o tal do amor próprio e ganhamos uma nova vida. A maternidade me ajudou, enquanto a Raquel recebeu a ajuda do marido, Glaucus Cavagioni, de 24 anos. “Ele queria que eu gostasse de mim do mesmo jeito que ele gostava”, conta ela, ressaltando a importância do amado, que está ao seu lado há 10 anos, no seu processo de autoaceitação.

Raquel Correa e o marido, Glaucus Cavagioni: ajuda para levantar o ânimo e descobrir o amor próprio (Foto: Arquivo Pessoal)

Raquel entre os pais, Luiz e Dal Correa (Foto: Arquivo Pessoal)

A mãe de Raquel, Dal Correa, de 44 anos, foi a primeira a sugerir a carreira de modelo para a filha. “Ela sempre falou que meu rosto era bonito e que eu deveria investir nisso”. Mas foi no segundo semestre de 2010 que ela descobriu o FATshion e me conheceu: “Fui incentivada pelo seu trabalho”, me contou. Poxa vida… O que dizer numa hora dessas? Sinto que cada minuto que gasto escrevendo para este blog vale a pena. Só Deus sabe o quanto meu coração se alegra com essa notícia.

Raquel, então, correu atrás de agências de modelo, até que a Ankara Models a chamou para desfilar em sua cidade. E na plateia, ninguém mais, ninguém menos do que os seus orgulhos pais, Luiz Correa, de 52 anos, e Dal.

Raquel recebe maquiagem nos bastidores do evento (Foto: Arquivo Pessoal)

No evento, as grifes Simulassão, Unique, Camarote, Casamarela Noivas e Carmen Steffens exibiram looks para o dia a dia, para o trabalho e para festas. Os convidados, de diferentes tamanhos e idades, foram recebidos no restaurante Espaço Gourmet com um chá da tarde de pães, bolos, sucos e frutas.

O Beleza Não Tem Tamanho e Não Tem Idade ainda deixou duas massagistas a postos para fazer relaxamento facial e nas mãos dos convidados, além de oferecer uma maquiadora para retocar a produção de cada um.

Antes de seu primeiro desfile, Raquel sentiu muita adrenalina. “A sensação era de estar no alto daquele elevador do Hopi Hari”, descreveu, após receber os cuidados de cabelo e maquiagem nos bastidores do evento. “Realizei um sonho meu e de toda menina. Todas devem sentir vontade de modelar e ser tratada dessa forma”.

Raquel Correa no seu primeiro trabalho como modelo Plus Size: arrasou no carão! (Foto: Arquivo Pessoal)

A experiência deixou a nossa modelo com vontade de quero mais. “Estou à procura de mais trabalhos”, diz ela, que pretende participar de novos desfiles e sessões de fotos, mesmo que seja um desafio dar continuidade à realização deste sonho. “Os maiores eventos estão nas capitais, principalmente São Paulo. Em cidade interiorana não temos acesso às grandes mídias”.

Se depender da minha torcida, ela já é uma modelo de sucesso!

Sobre blogfatshion

Modelo Plus Size, empresária e dona de um amor próprio que não tem tamanho, Carla Manso une o útil ao agradável ao escrever sobre moda para quem sonha em ser exatamente o que é.
Esta entrada foi publicada em Moda, Noias com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

10 respostas a Lutamos contra o peso na esperança de vencer nosso próprio preconceito

  1. Alyne Romeiro diz:

    Olá Carla, tudo bem? Você viu o novo comercial da campanha Tempo de Mulher da Renner???? O foco é nas lingeries e mostra uma plus size…é claro que ela passa de relance em dois momentos do comercial, e a ênfase é nas magras…mas mesmo assim, já achei um avanço, né? Espero que consiga ver esse comercial! Beijos

  2. Adalgreise Correa diz:

    Carla, parabens pela materia, obrigada pelo exemplo e pela força que vc deu a Raquel, o importante nao é o numero de manequim que usamos , mas sim o tamanho da nossa capacidade de nos transformar a cada manha quando comecamos um novo dia… e de fazermos o nosso dia ” um dia especial “…. abracos Sou sua fa… Dal

  3. Mari diz:

    a Raquel é MUITOOOOOOOOOOO LINDAAAAAAAAAAAAAA e muito AMOROSAAAAAAAA merece tudo de bom a materia ficou muito legal :D<3

  4. Juliana Fonseca diz:

    Poxa!!! Amei esta matéria. Isso mostra que cada vez mais a mulher deve mesmo se valorizar, ir atrás de seus sonhos e jamais desistir.

    Eu já falei e repito… a Quel é linda por dentro e por fora e tem tudo para vencer suas conquistas e vitórias.

    Torço por você querida!

    Super beijo

    Ju

  5. LUIZ CORREA diz:

    CARLA . . .Voce pode ter certeza que cada minuto que voce despende em seu blog,vale a pena !
    Vejo o movimento plus size como um avanço mental do ser humano em “enxergar”que um ser
    PLUS continua humano , e bonito.
    Desejo que o ” Único ” continue transbordando seu coração de alegria,( e Ele quer ),e ilumine amplos eventos para que tudo que voce escrever ou promover seja pleno de exito e brilho.

    Como disse Mercedes sosa . . .Y dale alegria a mi corazon . . .e no necesitaremos nada mas!.

    Um beijo de admirador . . . sucesso ! ! !

  6. Glau Carvalho diz:

    Que linda Quel… Adorei sua matéria! Parabéns! Bjss, Glau.
    http://blogcrazyforfashion.blogspot.com/

  7. jacó diz:

    eu pegaria fácil qualquer uma destas gordinhas ,adoro gordas são mais sensuais , principalmente vc dona do blog

  8. Restaurante Espaço Gourmet Piracicaba diz:

    Carla, excelento o blog e o post! Que delícia obter retornos iguis a este! No dia do evento a Raquel estava exuberante, cheia de autoestima e confiança! E ela levar isso consigo depois daquele dia, é nossa maior alegria! A idéia é que o evento se torne permanete e atinja cada vez mais mulheres iguais a Raquel! Parabens Raquel pelo depimento e pela conquista, e parabens mais uma vez Carla, pela bela iniciativa e pelo espaço! Um abraço a todos.

  9. Junior diz:

    Maravilhosa como sempre.
    Saudades de você, LINDA

  10. Rossana Hunecke diz:

    Nesse post eu me vi pois eu ainda tento emagrecer pelo meu próprio preconceito. Mas estou muito feliz agora pois seu blog esta me fazendo abrir os olhos.
    Tento emagrecer a exatamente três anos, engordei após uma separação um tanto tumultuada, nada mais nada menos que 24kg, fora que sou designer de bijoux e trabalho sentada o dia todo…etc etc…
    Estou amando ler seu blog Carla e agradeço por fazer me sentir muito melhor… e mais confiante em relação a isto e a mim mesma, estava precisando 😉

    Se quizer da uma espiadinha no meu blog http://www.rossanabijouteries.com.br
    Beijinho!

Deixe uma Resposta

