Mulheres Reais foi um show!

Pela primeira vez, eu assisti a um desfile de moda Plus Size. Depois de participar dos castings do MRFS (Mulheres Reais Fashion Show) e FWPS (Fashion Weekend Plus Size), fui informada que o segundo pedia exclusividade das modelos durante 30 dias. Sendo assim, optei por assistir ao desfile do Mulheres Reais, no Hotel Golden Tulip Belas Artes, na região dos Jardins, na tarde desta terça-feira (8).

Foi inusitado ver as amigas na passarela. No final do desfile, onde seis grifes apresentaram coleções de meia-estação ou inverno, elas vieram me perguntar: “E aí, como eu fui? O que achou?”. Achei que elas deram um show!

Amanda Franco e Alessandra Linder nos bastidores do MRFS (Foto: Trícia Vieira/FotoArena)

Já assisti a muitos desfiles de SPFW (São Paulo Fashion Week) e o jeito de andar das modelos me chama muita atenção. Uma cruza um pouco mais a perna do que a outra, outras dão pulinhos (risos)… Mas o diferencial delas está mesmo na parada diante do PIT, quando quebram o quadril e encaram as lentes, mostrando-se sérias, metidas ou sexies.

A imprensa, que compareceu em peso ao evento, conferiu os processos de cabelo e maquiagem das modelos (Foto: Trícia Vieira/FotoArena)

As gordinhas estão quase sempre sorrindo. O intuito é exibir saúde e cumprir com a missão de informar que quem está acima do peso também pode andar na moda. Por isso, a passarela se ilumina a partir de seus primeiros passos.

Modelos Plus Size: o sorriso está sempre estampado no rosto (Foto: Trícia Vieira/FotoArena)

Em desfile de moda GG não existe cabide na passarela. A modelo Plus Size chama tanta atenção quanto a roupa. Cheguei até a ficar dividida! (risos) Eu queria olhar para a boca, para os olhos, para os cabelos, para os pés, para o quadril, para os braços e, claro, para a roupa. Tem sorriso largo e discreto, olhares seguros e tímidos, pés firmes e delicados, silhuetas das mais diversas…

Modelo confere detalhes como o brinco antes de entrar na passarela (Foto: Trícia Vieira/FotoArena)

E as roupas? Vamos conferir. A primeira marca a apresentar suas peças foi a Mania Brasil:

Moda casual: legging com camisetão, jeans justinho com camisa, vestidos confortáveis e macacão. Ótimas para ir ao cinema, buscar o filho na escola ou visitar a casa de uma amiga. Cores básicas, nada que chame muito a atenção. Aquilo que toda gordinha tem que ter no guarda-roupa.

Majotex:

No inverno, que tal arrasar com uma legging, um casaco ou camisa e salto alto? É uma boa pedida para ir ao trabalho, por exemplo. Você se veste bem e de maneira confortável.

Catarina Park:

Moda festa para tamanhos convencionais e grandes. Um vestido mais lindo que o outro. Muito paetê, estampas de flores e dourado.

Grupo Fashion:

“Temos preço acessível e somos especializados em modinha”. Foi assim que a estilista Marília Liberal descreveu a grife, que já tem sete lojas na região do Brás, em São Paulo. “Fazemos os tamanhos P, M, G e GG, além de trabalhar com os manequins do 46 ao 52. E estamos nos preparando para fazer o 54 também, já que estamos em fase de expansão da empresa”, contou ela, que apresentou na passarela blusinhas trabalhadas na renda, muita malha, cores vivas, vestido com decote de nadador nas costas e estampa de oncinha.

GG Sexy Lingerie:

Lingeries fio dental, espartilhos e fantasias para animar os bofes (risos). Pijaminha, muita calcinha de cintura alta, renda e estampa de oncinha.

VUT’S:

Com tecidos naturais e peças inspiradas na literatura de cordel, a grife da Sarah Vutano deixou todos com o queixo caído. “Minhas peças têm pregas e babados e foram criadas em cima de um estudo. É difícil encontrar uma roupa que caia bem em corpos distintos, então me especializei em moda para tamanhos grandes e estou montando uma equipe para produzir em larga escala. Por enquanto, quem fez as peças fui eu e uma amiga”, disse ela ao FATshion.

Por fim, Monica Casareggio, uma das organizadoras do evento, contou que esta quarta edição do Mulheres Reais Fashion Show evoluiu. “Muitas das modelos têm participado do nosso workshop, por isso encararam a passarela de uma forma diferente hoje”. Monica é consultora de moda e fotógrafa e tem recebido modelos Plus Size em seu estúdio para dar dicas de como se vestir, como desfilar e como se comportar durante uma sessão de fotos.

Sobre blogfatshion

Modelo Plus Size, empresária e dona de um amor próprio que não tem tamanho, Carla Manso une o útil ao agradável ao escrever sobre moda para quem sonha em ser exatamente o que é.
Esta entrada foi publicada em Beleza, Moda com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

28 respostas a Mulheres Reais foi um show!

  1. Pingback: Tweets that mention Mulheres Reais foi um show! | FATshion -- Topsy.com

  2. Eronita B. de Campos diz:

    Adorei o defile os modelos, tudo muito lindo….ate que enfim alguem lembrou das gordinhas como eu…

    Porque os autros defiles e m odelos para as elegantes tem muitos, mas as modelos são preparadas so para mostrar os tamanhos pequenos, enquanto a nossa população, e bem mais de tamanhos grandes…

    Portanto, parabéns mesmo para os horganizados e para a Confeção,

    Abraços,

    Eronita

  3. zelia diz:

    achei o maximo esse desfile, as mulheres reais são essas ai. nem todo mundo é magro ou tem que ficar magro, eu já fui muito magra e hoje um pouco mais gordinha me sinto muito melhor do que quando era magrela. as gordinha estão com tudo, só precisam aprender a valorisar melhor suas curvas, aproveitem essa materia, bjssss.

  4. cida diz:

    Adorei! Onde encontro estas grifes? Por favor me responda.
    BJS

  5. Kelly Medeiros' diz:

    Lindo demais o desfile, infelismente não pude comparecer mas surgindo outras oportunidades estarei presente… Carla você é show

  6. Daniela diz:

    Achei muito lindas as peças, aqui em Itatiba falta uma loja especializada com peças como estas de bom corte e caimento de tecido. Parabéns!!

  7. sonia m. palmieri diz:

    Deve ter sido muito bonito esse desfile.
    Felizmente estão pensando mais em nós, gordinhas nos ajudando a estarmos sempre bem vestidas…….
    Parabens pela iniciativa e pela organização.
    Por favor, encaminhem-me os nomes e os endereços das grifes participantes…..tenho muita dificuldade em achar roupas modernas como as que foram apresentadas.
    Obrigada.

  8. Juliana diz:

    adoro seu site! parabéns!

  9. Fabiana diz:

    Parabéns a todos os envolvidos!!!
    Adorei as peças da Sarah Vutano, onde encontro?
    Bjs

  10. Naty diz:

    Amei o desfile, principalmente essa VUT’s. Realmente, roupas para gordinhas são muito difíceis de encontrar e quando encontramos são um verdadeiro horror. E não é só para gordinhas qe é difícil não, as muito altas, as muito baixas, as com bumbum muito avantajado, enfim todas que não sejam o padrão sofrem para se vestir bem.
    Amei o MRFS!!!!!!! Que isso seja só o início de uma verdadeira revolução em roupas!!!

  11. camila diz:

    amei os modelitos, mas acho que as lingeries pedem peças mais sofisticadas, glamourosas.

  12. camila diz:

    CARLA, sou sua fã, e sugiro que sua foto no blog seja trocada para uma foto com sorrisão.

    Beijocas, Camiloca.

  13. mulher real que não é plus size diz:

    Não só de magérrimas e de plus size vive este país. Mulher real pra mim tem todas as medidas e tamnhos. Pode ser gorda, magra, alta, baixa, peituda, sem peito, bunduda, sem bunda, etc. etc. As mulheres que aparecem nos eventos de moda como SPFW e Fashion Rio podem não ser a realidade da mulher brasileira, mas estas que desfilaram aí também não são. O desfile não foi de “Mulheres Reais”, foi de mulheres, usando um termo politicamente correto, plus size ou tamanho GG. Teria sido “Mulheres Reais” se todas as medidas que eu citei acima tivessem desfilado. É preciso tomar cuidado porque em nome da “inclusão” estamos excluindo cada vez mais, criando “guetos”…..

  14. Edilson diz:

    Só faltou você Carla Manso desfilar pois sairia uma ótima modelo e presentearia a minha pessoa e a todos que vissem vc lindissima desfilar!

  15. André diz:

    Existem pessoas magras e gordas. Usar a palavra “magra” não é problema, mas, ninguém usa a palavra “gorda”. Todas as fotos acima são de mulheres gordas, algumas muito bonitas, outras nem tanto. Mas, o fato é que são gordas, e isto não é desrespeito, é uma constatação. Por que tornou-se proibido dizer moda para gordos? Com essa onda de “politicamente correto” ficam-se inventando eufemismos preconceituosos. Mulheres “reais”, “plus size”, “extra”…tudo isto é o mesmo que chamar um negro de “escurinho” ou “um moreninho mais carregado”. Está na hora de tratarem-se as coisas pelos seus nomes. Mas, isto, obviamente, não quer dizer que o título do desfile deveria ser: Mulheres Gordas.

  16. Roberto Fonseca diz:

    Qual a mulher que não é real? As siliconizadas? As que malham “up to stress”? As que não andam com a moeda Real nas bolsas? Afinal, o que é isso??? Estou atônito diante de tantas inovações nesse mundão confuso. Agora, vou ver se consulto um analista desses qualquer para ver se eu não estou pirando ou na contra mão da história.
    RF

  17. Pingback: Desfile Mulheres Reais « MULHERES REAIS

  18. Michele diz:

    Respeito as modelos plus size, e todo o esmero e preparação para o desfile, inclusive porque a necessidade de uma moda G já é uma realidade mundial.

    Mas, sinceramente e sem qualquer demagogia… não dá para dizer que isso tudo é bonito.

    Diariamente vemos artigos sobre todos os problemas em se estar com tantos quilos a mais… e nada tem a ver com padrões de beleza e comportamento, mas com questão de saúde!

    Estou cerca de 7Kg acima do peso, e dia a dia procuro me alimentar de forma mais consciente e continuar minhas caminhadas diárias. E meu objetivo é ficar mais feliz com um coração, um fígado e um rim que funcionarão melhor sem tanta sobrecarga. Mas é inegável que também ficarei melhor cabendo em roupas que há alguns meses me vestiam muito bem, mas hoje não mais…

    Enxergarmos a realidade e nos adequarmos a ela é importante, mas nos acomodarmos nela… não dá! Dizer que auto estima e amor próprio estão lá em cima dessa forma, não é sensato!!!

  19. Shirley diz:

    Concordo com tudo o que vc disse!Mulheres reais somos nós que temos todos os tamanhos e cores,tipos de cabelo,qualidades e defeitos…Hj em dia ou vc é Magérrima ou é plus size, e que não se enquadra nestas descrições?Será que eu não existo pq não uso 36 nem 46?Acho realmente que o preconceito está na cabeça de quem se diz vítima dele…assim como a maldade está nos olhos de quem vê!!!

  20. Adriana diz:

    Plus size pra mim é modelo à partir de 50 e com barriga. Nenhuma delas me pareceu tão plus assim.
    Ainda há exclusão nas modelos. Mesmo que elas sejam gordinhas, de manequim 48, uma peça em tamanho 54 não cairá da mesma maneira.

  21. orlando goes diz:

    concordo plenamente com a camila, tambem sou um fã seu e gostaria de ver seu rosto com aquele sorriso mágico e que encanta…Acho que vc poderia postar mais vezes, foi im longo período sem voce e seus posts sensacionais..Acredite voce faz falta mesmo…Muito sucesso pra voce…grande abraço..

  22. Jandira Lessa diz:

    As peças além de lindas, tem um caimento perfeito.
    E o trabalho com filé dessa grife VUT’S ficou maravilhoso.
    Parabéns a estilista Sarah Vutano e a todas.

  23. Daniel Lemos diz:

    Parabéns a todas as pessoas que participaram desse lindo desfile,
    em especial minha amiga querida SARA. Estao todas lindas, as roupas maravilhoras, um grande abraço a todos valeu apena o trabalho. Esse desfile esta vencendo todo o tipo de preconceito, parabens mesmo…

  24. Marília Liberal diz:

    Oi Carla, sou a Marília, do Grupo Fashion, adorei a matéria sobre o desfile, foi incrível participar deste evento que mostra que pra ser fashion com muuuito charme não é preciso usar só os tamanhos da grade normal… conheço inúmeras plus size que dão um banho de elegância, é só escolher as peças certas para o corpo… um grande abraço, vou sempre acompanhar a coluna!!!

  25. MARCELO CASSECA diz:

    . CONCOCORDO COM TUDO SOU DE ANGOLA , MORO EM MALANGE !!!
    ADORO GORDINHAS !!!!
    SÃO FOGOSAS !!! DELICIOSAS !!!E SENSUAIS !!!
    PRINCIPALMENTE A QUE SE VESTEM OUSADAS E SENSUAIS NAO SE IMPORTANDO QUE SÃO GORDINHAS E USANDO DE TUDO !!!!
    VOCE É MARAVILHOSA , SENSUAL , EXCITANTE E DELICIOSA !!! E ME PARECE QUE SE VESTE ASSIM COMO EU GOSTO

  26. Maria Amélia diz:

    Parabéns pela iniciativa, todas precisamos nos sentir belas.

Deixe um comentário